Como o sorriso influencia na sua autoestima

Como o sorriso influencia na sua autoestima

Há quem diga que o sorriso é a porta de entrada para coisas boas, mas existem aquelas pessoas que não têm uma boa relação com o próprio sorriso e isso pode afetar diretamente na autoestima.

Quando não estamos com a autoestima em dia, tudo vai mal; nosso emocional fica abalado, nosso dia-a-dia fica comprometido, nossa vida profissional e nossas relações são prejudicadas. Problemas de autoestima são psicológicos, e quando nossa mente não está bem, tudo ao redor passa a não estar também.

Pessoas que não se sentem satisfeitas com os próprios dentes não se sentem confortáveis e podem acabar se fechando, tornando-se introspectivas, inseguras e até mesmo, tristes.

A falta de liberdade em não poder, ou melhor, não conseguir sorrir espontaneamente é capaz de sugar toda a autoestima de alguém e isso pode ser prejudicial em diversos aspectos.

Entenda a seguir um pouco melhor sobre como isso afeta na autoestima e como conseguir melhorar.

Por que o sorriso influencia na autoestima?

Mesmo não sendo tão perceptível para algumas pessoas, a saúde bucal tem, sim, o poder de impactar diferentes áreas da nossa vida, tanto positivamente, quanto negativamente. Uma má oclusão (dentes mal encaixados entre a arcada dentária), podem causar diversos problemas de saúde e afetar drasticamente a sua autoestima.

O sorriso demonstra empatia, simpatia e faz com que as pessoas ao nosso redor se sintam mais confortáveis e acolhidas. Quando sorrimos, transmitimos também confiança, que é um fator muito importante na hora de conseguir uma vaga de emprego, novos amigos e um novo amor, por exemplo.

Os entrevistadores em entrevistas de emprego prezam muito pela aparência bem cuidada e pela confiança que um candidato demonstra. E se você não se sente bem e confortável em sorrir e falar abertamente, acaba transmitindo insegurança, o que pode acabar atrapalhando e comprometendo sua vaga de emprego.

Ter vergonha do próprio sorriso pode fazer com que a pessoa se isole e até se prive do convívio social. O julgamento das pessoas ao redor, a forma como olham e a insegurança com a própria imagem, faz com que alguém não sinta vontade em interagir e isso pode acarretar em grande tristeza e até mesmo, uma depressão.

É muito importante que, ao olharmos no espelho, fiquemos satisfeitos com o que vemos, pois isso influencia em todos os âmbitos da nossa vida.

 

O que fazer quando o sorriso influencia na sua autoestima?

Existem algumas soluções caso esteja tendo problemas para aceitar os próprios dentes, um deles é se amar da maneira que é, ser uma pessoa mais confiante e não se importar com o que os outros pensam de você, pois isso também é muito importante. Porém, se essa não é a solução que procura, é imprescindível que procure um dentista para iniciar seu tratamento, seja particular ou por um plano odontológico.

Existem diversos tratamentos ortodônticos dos mais simples e comuns, aos mais tecnológicos, como a ortodontia digital, até outros procedimentos, como: gengivoplastia, clareamento, lentes de contato, implantes dentários etc.

Escolha o tratamento adequado para o seu caso, concilie com uma boa alimentação e boa higienização bucal e aprenda a se amar da maneira que merece.

Leave a Reply

Your email address will not be published.