Diversão

Veja os melhores esportes para a saúde do seu coração!

Vamos cuidar do coração? Calma, podemos falar de assuntos do coração depois, mas o assunto agora é aquele órgão muscular mesmo, que bate dentro do seu peito.

A saúde do coração é, sem dúvidas, uma das mais importantes dentre as tão importantes que são as do corpo todo.

Sem exagero, a nossa vida literalmente depende do nosso coração. E infelizmente muitas pessoas se esquecem dessa importância ao cometer um grande pecado: não fazer atividades físicas regulares.

O sedentarismo é o maior inimigo do seu coração

Mesmo em atividade você pode estar sedentária, se não cumpre o mínimo que seu corpo, em especial o coração, precisam para funcionar bem.

Segundo pesquisas e especialistas na Medicina do Esporte, são necessários 150 minutos de atividade física semanal para reduzirmos em 14% os riscos de doenças cardíacas. Parece pouco tempo – e na verdade é, se pensarmos que podemos ir além e ganhar mais saúde.

Como se preparar para as para atividades que cuidam do coração

Os esportes e atividades físicas aeróbicos são os ideais para (re)condicionar o coração e obter muito mais qualidade de vida – e vida! – e vamos basicamente falar deles aqui.

Mas antes de começar qualquer atividade física, mesmo de baixo impacto no começo, é importante tomar alguns cuidados:

Visite um médico

Visite seu clínico geral ou cardiologista para que ele possa avaliar as suas condições físicas globais e cardiovasculares, e assim liberar as atividades e intensidades corretas.

Defina um calendário possível

Defina o tempo dedicado e a frequência – lembrando dos 150 minutos, e se já puder começar com mais, melhor ainda!

Mas crie uma rotina que seja sempre possível de atingir, senão vai desmotivar rápido. Eu recomendo uma rotina diária para que você não fique muitos dias sem praticar, caso precise não fazer um dia.

Alongar!

Não esqueça do alongamento antes e depois da atividade. Estes momentos são fundamentais para proteger seu corpo e potencializar os resultados. Os tempos deles devem ser somados ao tempo da atividade – não fazem parte dela.

Escolha se movimentar com o que gosta!

Natação é o melhor esporte? Pode ser, mas você gosta de nadar?

Pois é, fazer uma atividade apenas porque é funcional vai desmotivar logo, é preciso encontrar algo entre as opções que te faça cuidar do corpo e jogar satisfação nos neurônios.

Tenha um programa gradativo

Comece se possível com os 150 minutos e vá aumentando – com certeza você vai querer. Começar no ritmo forte aumenta o risco de lesões e pode tornar a atividade mais pesada do que prazerosa.

Caminhada

Aqui estamos falando da caminha rápida, evite a caminhada leve pois essa não trará nem resultados nem desafios.

Você pode ir aumentando a intensidade até que em um momento vai querer começar a correr, mas pode manter-se na caminhada pesada se preferir. Esta caminhada também pode ser em uma esteira ergométrica.

Corrida

Naturalmente a corrida, para atletas iniciantes, começa com a necessidade de ultrapassar as caminhadas pesadas. No começo, intercale minutos de corrida moderada com minutos de caminhada rápida.

À medida que sentir mais confiança, você vai reduzindo até eliminar os intervalos de caminhada.

Ciclismo

Esta é a preferida para quem já gosta de pedalar. Você pode estabelecer um circuito e o tempo que dedicará a ele, e pode aumentar a intensidade conforme se sentir à vontade – e com isso aumentar o percurso para manter ou aumentar o tempo.

Também pode fazer as bicicletas ergométricas ou de spin, que também são ótimas alternativas para não encarar as ruas onde pode ser mais complicado. Mas se gosta de bicicleta, não deixe de fazer!

Natação

Este é considerado um esporte completo, pois todos os grupos musculares são afetados, melhore e corrige a postura e com tudo isso ainda mantém e melhora as condições cardiovasculares como nos esportes anteriores.

A água esconde um potencial de desafio grande com a resistência dela e um baixo impacto nas articulações. Ou seja, não é só o coração que ganha; sua força e tonicidade musculares e sua resistência física também!

Você pode natação em um clube ou, como muitas pessoas têm escolhido, nadar no mar, com a energia das ondas embalando o seu exercício.

E não precisa ter medo, você pode escolher trechos onde se sinta segura e até fazer aulas de natação no mar para se aventurar ainda mais. Comece hoje mesmo a praticar e adquira um roupa moda praia.

 

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