Casa

Veja dicas para reformar seu apartamento para alugar!

Alugar imóveis continua sendo uma ótima opção de investimento, mesmo com o mercado eventualmente em baixa.

Muitas famílias ainda não dispõem das condições financeiras para comprar e as condições de financiamento andam baixas, com juros altos. Então o aluguel continua sendo a alternativa e o mercado segue aquecido.

Porém, o imóvel precisa de alguns pontos de atenção que já conhecemos:

  • Avaliar o preço em relação à demanda
  • Prazos de contratos (ganhar mais em locações mais curtas)

E um terceiro item que muitos proprietários infelizmente negligenciam é o estado físico do imóvel. Inquilinos chegam e vão, e nem sempre deixam o imóvel no estado em que encontraram e pior, às vezes não é possível recuperar um valor que ajude a pagar pelos reparos.

E com o tempo é natural que algumas estruturas se deteriorem, principalmente se o seu imóvel já foi comprado usado. Então, reformá-lo é uma possibilidade que precisa ser vista com carinho.

Reformas beneficiam o aluguel do seu imóvel

Morar em um imóvel reformado, com os principais itens funcionando corretamente, é motivo de alívio para as pessoas.

Fazer as reformas obrigatórias pode ser complicado para o próprio morador, que muitas vezes tem urgência para morar, pois é um valor alto para quem já terá o desembolso de aluguel e taxas e pode estar mudando de residência por motivos imprevistos para ela – proprietário pediu a retomada, por exemplo.

E as reformas aumentam o valor de mercado e consequentemente o valor do aluguel. O que é importante ressaltar é o que será feito: uma reforma muito profunda ou estética pode inviabilizar o repasse pro preço do aluguel.

Se você quer o imóvel nas melhores condições para uma possível venda a qualquer momento, uma reforma grande é importante.

Dicas para reformar e alugar

Se você vai reformar para a próxima (ou primeira) locação, seguem algumas dicas valiosas:

01 – Necessário: revisar instalações hidráulicas e elétricas

Não dá para escapar desses itens. São os mais inspecionados pelos candidatos e é importante evitar riscos de acidentes graves. Antes de alugar, faça uma revisão geral e conserte os problemas encontrados.

02 – Necessário: corrigir infiltrações

As infiltrações são os grandes vilões da locação, pois são aparentes e já denunciam um problema à vista. E com outro complicador: podem danificar outro cômodo do imóvel ou de terceiros, no caso de apartamentos. Não é seguro deixar para que o morador negocie com vizinhos. Melhor solução é corrigir antes de alugar.

03 – Avalie bem: alterar a estrutura de cômodos

As cozinhas americanas viraram sonho de tantas pessoas? Bom, pode ser uma ótima ideia quebrar paredes e criar uma em seu imóvel. Transformar um quarto em dois.

Mas antes de decidir, pense em pontos grandes de atenção:

  • Toda reforma gasta mais do que o previsto. E no caso de paredes, revestimentos e tudo dentro da alvenaria, a diferença pode ser bem alta.
  • Verificar com a administração, no caso de apartamentos, se a mudança pode ser feita estruturalmente.
  • A obra terá de ser acompanhada diariamente – afinal é o seu dinheiro que está ali, esperando que o futuro recupere ele!

Negociar a reforma com o novo morador pode ser uma boa alternativa

É comum o proprietário ter pessoas interessadas em seu imóvel logo após ele ser desocupado, mas precisar de melhorias – revisões na parte hidráulica ou a troca de piso, por exemplo.

Fazer estas mudanças por conta própria, mesmo necessárias, pode afugentar os candidatos, que não querem esperar. Mas… e se eles aceitarem morar e fazer os reparos?

Esta negociação é complexa, mas pode render benefícios para ambos os lados:

  • O proprietário se livra das reformas e aluga imediatamente.
  • O futuro morador pode administrar o que realmente precisa alterar e se mudar de imediato também.

Um fator crucial nessa operação é o contrato de locação: ele deve discriminar em detalhes o que foi fisicamente entregue, o que será feito pelo morador e como será o abatimento nas parcelas de aluguel – ou outra forma de ressarcimento.

Agora que você já vai conseguir alugar seu apartamento, o que acha de procurar alguns apartamentos Ipanema?

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *