Um gerador de energia é, hoje em dia, um item essencial nas operações de todos os negócios.
Em especial, aqueles onde temos uma estrutura de produtos e serviços para receber os clientes. Afinal, imagina ficarmos sem energia no meio de vários procedimentos de beleza? Não poder continuar a montagem de visual de uma noiva prestes a casar em poucas horas?
Não dá pra imaginar a frustração e o transtorno – principalmente do cliente – e o prejuízo que isso pode representar!
Por este motivo, precisamos tanto de um gerador de energia, e o custo dele compensa a salvação de momentos críticos para o negócio.
E você? Tem um gerador de energia em seu estúdio de beleza? Veja essas dicas e tenha ainda mais sucesso!
1 – Seu gerador está instalado corretamente?
Dependendo do gerador, nós podemos cuidar do local de instalação ou chamar uma equipe técnica para cuidar de vários detalhes.
- Se ele fica em uma área externa, deve ter uma cobertura para proteger da chuva e o mais isolado possível de umidade, poeira e vento – alguns modelos podem ser colocados dentro de gabinetes.
- Se ele fica numa área interna, a preocupação com poeira e umidade continua e também com a ventilação
- O seu gerador de energia deve estar em uma superfície totalmente plana para que a lubrificação de todos os componentes não fique prejudicada e evitar vazamentos.
- Confira se o seu gerador está aterrado corretamente.
- Não coloque combustíveis e inflamáveis próximos do seu gerador. A temperatura em torno do gerador quando está funcionando é muito alta e pode provocar acidentes!
2 – Não esqueça dos cuidados que devemos ter com o gerador de energia!
Devemos fazer inúmeras checagens do gerador, de algumas diárias até as semestrais, dependendo da frequência de uso. Para citar algumas:
- Cuidar do combustível – ele deve ser de boa qualidade, ficar longe do gerador em lugar seco e protegido de água e poeira.
- Verificar o nível de óleo do cárter.
- Verificar o nível de combustível.
- Verificar vazamentos.
A lista é grande e importante. Dê uma lida com atenção no manual de operação e manutenção do seu gerador e ajude a preservar a vida útil dele. Você pode aprender mais sobre manutenção de geradores aqui.
Outro ponto de atenção essencial é ouvir o seu gerador de energia. Os sons que ele emite e vibrações excessivas durante o funcionamento podem indicar problemas em diversos componentes.
Sempre que algo errado surgir, deste caso, devemos chamar a assistência técnica imediatamente, principalmente se o equipamento estiver na garantia – para não perde-la por um novo problema por não ter resolvido a causa anterior!
3 – Use mais o seu gerador e economize na conta de energia!
Estamos acostumadas a ideia de que um gerador de energia deve funcionar somente quando falta energia pública, o que não é uma verdade. Existem diversos negócios, inclusive, onde um gerador de energia é fonte permanente, como em hospitais e supermercados.
Mas você pode aproveitar o seu gerador e usa-lo nos horários em que a energia pública é mais cara – os horários de pico, normalmente entre 18hs e 20hs – como a fonte principal e economizar.
A eterna questão: gerador próprio ou alugado?
A resposta dependerá muito da operação.
Os grandes projetos – hospitais, centrais distribuidoras, grandes indústrias, mineradoras – preferem adquirir porque precisam de geradores com muitas características específicas, o que torna eles muito caros para as empresas de aluguel investirem.
Por outro lado, nas pequenas e médias empresas, os geradores de energia alugados são mais econômicos, porque os modelos são padronizados e as empresas de aluguel trocam rapidamente em caso de algum defeito grave.
Espero que estas dicas tenham ajudado você a cuidar ainda mais do seu gerador de energia em seu estúdio de beleza – ou estar preparada quando investir em um.