Relacionamento

Problemas com a libido ? Veja o que você pode fazer para melhorar essa situação!

A libido (o desejo sexual) é algo tão intimamente ligado à nossa condição feminina e ao tempo é muito desafiada neste dia a dia estressante que vivemos.

São tanto compromissos e responsabilidades, problemas, alguns muito grandes, angústias, o descuido com a alimentação e a atividade física: tudo isso age sabotando nosso corpo para os momentos de lazer e de prazer.

O resultado é que nunca tivemos uma quantidade tão grandes de pessoas que perdem o desejo sexual ou têm ele muito reduzido. E para a grande maioria, certamente é mais um motivo de preocupação e tristeza.

A boa notícia é que podemos melhorar essa situação com algumas medidas simples, que não vão requerer grandes planejamentos e nem custos. Você tem problemas com a libido ? Veja o que você pode fazer para melhorar essa situação!

Mas quais são as causas da libido em baixa?

As causas para estar com a libido em baixa podem ser muitas:

  • Alimentação rica em gorduras, açúcar e sal.
  • Consumo excessivo de bebida alcoólica e café.
  • Problemas emocionais graves.
  • Estresse, ansiedade e depressão.
  • Uso de alguns medicamentos (efeitos colaterais).
  • Ganho ou excesso de peso.
  • Rotina extenuante após dar à luz.
  • Problemas no relacionamento.
  • Falta de aceitação com o corpo.

Como vemos, são diferentes situações e todos, infelizmente, podem acontecer em algum momento de desequilíbrio pessoal, social ou emocional. Porém, as possibilidades de reverter são muitas e com ações simples.

Quais os sintomas da baixa libido?

  • Falta de lubrificação vaginal.
  • Cansaço extremo.
  • Sonolência em excesso.
  • Desânimo.
  • Choro com facilidade.
  • Sem vontade de procurar o(a) parceiro(a).

Como podemos melhorar a libido?

01 – Atividade física

O exercício físico cria uma série de benefícios em todo o corpo e na mente, principalmente. Ele condiciona, tonifica e faz perder peso, que são gatilhos para recuperarmos a confiança, a autoestima e também a disposição para o sexo.

Entre os muitos outros efeitos fisiológicos, estão a melhoria da circulação sanguínea e o retorno da lubrificação a níveis recomendados. Estes dois fatores são decisivos para melhorar a saúde dos órgãos genitais e a qualidade do sexo.

Outro benefício importante são os hormônios liberados durante a prática de exercícios ou esportes – noradrenalina, adrenalina e endorfinas – que dão prazer e bem estar.

02 – Sol nas horas certas

A exposição ao sol nos horários saudáveis – no começo da manhã e após as 16 horas – é uma excelente forma de absorção de vitamina D, o que fortalece os ossos. Também aumenta a produção hormonal feminina e cria um bem estar geral no corpo, o que ajuda muito na autoestima e na relação íntima.

03 – Autoconhecimento íntimo

Felizmente o autoconhecer-se intimamente deixou de ser um tabu e as mulheres podem conhecer-se e entender quais os caminhos que levam o seu corpo ao prazer.

A masturbação é esta forma autoconhecimento e que pode ajudar a descobrir como o(a) parceiro(a) pode estimular de forma a despertar a libido e levar ao orgasmo.

Importante ressaltar que, mesmo que a libido não seja despertada desta forma, não deve-se decidir que essa relação íntima não funciona: deve-se investir em outras ações para, num conjunto, tomar uma decisão correta.

04 – Alimentação saudável

O desejo sexual e o funcionamento do nosso corpo para o prazer dependem – como todos os processos orgânicos – da qualidade do que comemos.

Excesso de gorduras, sal, açúcar, alimentos industrializados, refrigerantes, café e bebidas alcoólicas costumam prejudicar o organismo, e a função sexual é uma função dele.

Além da alimentação correta – que serve para as condições gerais de saúde – você pode investir em alimentos que aumentam a libido – pimentas picantes, açafrão, ginseng, gengibre, banana, açaí, guaraná, romã e outros.

Eles favorecem a produção hormonal e melhora a circulação sanguínea – esses são os milagres que a gente chama de afrodisíacos!

05 – Suplementos naturais

Existem diversos suplementos naturais, feitos a base de componentes presentes em alguns alimentos e ervas que têm efeitos similares aos alimentos afrodisíacos. Um deles é a Maca Peruana, feito a partir do tubérculo e que, entre várias propriedades, atua nos processos orgânicos que estimulam e aumentam a libido. Veja mais informações de como funciona e onde comprar aqui.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *