Uncategorized

Gravidez em tempos de crise: um desafio para a profissional dos novos tempos!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo no Brasil – e nem sempre de uma forma saudável.

Um número maior de profissionais muito qualificados para uma oferta pequena em todos os níveis – não sem motivo, pois temos hoje algo em torno de 13 milhões de desempregados e um ambiente de recessão econômica.

A economia dá sinais de recuperação mas ainda é um processo lento, o que significa que ainda teremos muitas pessoas à margem do mercado formal. Os novos governos para 2019 e a pauta de reformas podem dar um novo ânimo aos investidores, mas ainda será uma situação para se normalizar em alguns anos.

Para nós, mulheres, existem agravantes: as conquistas de igualdade estão em curso e são muito recentes, para muitas o desemprego do parceiro aumenta ainda mais a pressão por uma performance melhor no trabalho.

E tem a gravidez.

Um momento sonhado pela grande maioria das mulheres e que precisa ser vivido em toda a sua plenitude. Mas como lidar com a gravidez em tempos profissionais tão difíceis?

Vamos conversar um pouco sobre a gravidez em tempos de crise, um desafio para a profissional dos novos tempos.

Como lidar com a gravidez e a maternidade no trabalho

É hora de viver uma experiência única sem que isso represente angústias para você ou desconfianças para a empresa, tanto durante a gravidez quanto no período da licença-maternidade. Algumas dicas podem ajudar você neste momento.

Comunique imediatamente a sua chefia

Ela deve ser a primeira pessoa a tomar conhecimento da sua gravidez dentro do ambiente de trabalho e deverá dar todas as diretrizes que a empresa adota.

Desde os seus direitos (ausências para o pré-natal por exemplo) e benefícios que a empresa oferece (dependendo do porte da empresa, ela deve oferecer creche ou auxílio-creche). Caso ela não tenha conhecimento, deve encaminhar você (formalmente) para o AH dar todas as orientações.

Seja feliz porém discreta durante a gravidez

Sim, queremos dividir com o mundo este momento. E todas as colegas querem uma fatia.

Porém, é importante mantemos ao máximo a concentração no trabalho, evitando muitas conversas e distrações. Esta postura transmitirá uma postura profissional para a sua gestora.

Projete seu futuro todos os dias

Por que todos os dias? Para que o dilema de sair da empresa ou retornar não pese demais enquanto você vivencia a maternidade com todos os seus desafios.

Também é importante sentir os movimentos da empresa em torno do seu trabalho da gravidez até a maternidade para se sentir menos surpresa ao retornar ao trabalho.

Converse bastante com a família para desenhar o melhor futuro para você após a licença-maternidade. Talvez surja em você o desejo de seguir uma carreira home office que concilie trabalho e maternidade. Ou ser mãe em tempo integral.

São opções e todas para a sua escolha. O importante é não deixar para pensar em todas no meio da nova, desafiadora e bela rotina de ser mãe.

Conheça os seus direitos

É importante sentir-se segura sobre o que a empresa deve cumprir durante a sua gravidez e  maternidade.

A questão financeira costuma ser uma das mais críticas, com tantas novas despesas. Saiba como não ficar desamparada financeiramente nesse momento da gravidez, acessando salário maternidade.

E seja muito feliz!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *