Beleza

Conheça os alimentos que diminuem a vontade de comer doces!

Aquela vontade de comer um docinho com o café em um final de tarde. Ou aquele pudim pequeno depois do almoço. E a vontade incontrolável de comer chocolate durante a TPM?

É difícil encontrar uma pessoa que não goste muito e tenha até suas preferências sobre doces – e aqui falamos dos bolos, biscoitos, chocolates e doces de confeitaria. São delícias praticamente irresistíveis.

E por que temos tanta atração por doces?

O açúcar presente nos doces ativa a geração do hormônio dopamina, que é responsável pela sensação de bem estar. Essa sensação, ao ingerirmos um doce, é interpretado pelo nosso organismo como uma recompensa pelo consumo.

Em seguida, existe a pressão do organismo pela repetição do consumo em busca do bem estar da recompensa. E assim está criado o ciclo da compulsão. Mas a boa notícia é que muitos alimentos têm a propriedade de inibir a vontade de comer doces.

Sim, você vai continuar comendo aquele doce especial em uma confeitaria na viagem a uma cidade bucólica da montanha. Ou aquele bolo que só a sua mãe sabe fazer – e você não consegue rejeitar. Mas esses alimentos podem ajudar a reduzir o consumo e evitar uma série de doenças decorrentes do excesso de açúcar.

Que doenças são provocadas pelo excesso de açúcar?

Insuficiência Hepática

Esta doença é bastante comum em pessoas que, ao longo do vida, abusam da bebida alcoólica e de medicamentos – dois grandes venenos para o fígado. Porém, o excesso de açúcar também gera esta doença.

Mal de Alzheimer

Alguns estudos mostraram uma relação entre o aparecimento desta doença e o consumo exagerado de açúcar.

Envelhecimento Precoce

O excesso de açúcar provoca a aceleração do processo de glicação, que é responsável pelo envelhecimento celular. A glicação endurece a estrutura das células, o que prejudica o viço e a firmeza da pele.

Alimentos que diminuem a vontade de comer doces!

Existem muitos outros alimentos, mas vamos destacar alguns que reduzem a vontade de comer doces.

Abacate

Essa fruta, além de saborosa, ajuda a regular as substâncias químicas no cérebro, promovendo as sensações de bem estar e relaxamento, o que contribui para que o corpo não dependa da recompensa do açúcar.

Grão de bico

Contém triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B, que promovem o relaxamento e reduzem a ansiedade e o estresse, que são fatores que desencadeiam o desejo de comer doces.

Grãos integrais

São excelentes alimentos funcionais – com uma série de nutrientes e propriedade que fazem diversos processos orgânicos funcionarem com qualidade. Contém ômega 3, que combate o envelhecimento e fibras solúveis que absorvem água e geram volume estomacal que libera a glicose do alimento de forma mais lenta.

Isso é especialmente importante porque o desejo de comer doces ocorre muito nas elevações e quedas rápidas de insulina após consumir carboidratos simples.

Carnes magras

Carnes ajudando a comer menos doces? Sim, aquela sua vontade de comer pudim depois do churrasco é gula mesmo. As carnes magras – frango e peixes – são fontes de proteínas e têm uma digestão mais lenta, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e assim estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Quer perder barriga? Então é hora de cortar os doces!

Nenhum programa de perda de peso e principalmente de gordura localizada vai obter sucesso de continuar o consumo de doces. Eles são uma fonte pobre de energia e são facilmente depositáveis pelo organismo nos lugares mais indesejáveis e difíceis.

Um deles é a barriga. Então, para secar a barriga é preciso eliminar os doces, além de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, tanto aeróbicos quanto a musculação.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *