Casa

3 dicas para organizar os condimentos na despensa!

Organizar as coisas dentro de casa sempre foi uma obsessão para mim, e felizmente aprendi muitas técnicas para aproveitar os espaços da melhor forma, gastando pouco e com ideias sempre mais criativas.

A criatividade tem de ser a palavra-chave quando queremos encontrar lugar para tantas coisas que temos – basta lembrar do guarda-roupas e sabemos o drama que é.

Com esta onda de Masterchef e outros programas mais, só cresceu em casa os itens que normalmente preciso para fazer as belas – e quase impossíveis – receitas.

Entre eles, os condimentos são muitos, tem aqueles que nunca tinha ouvido falar mas usam como se fosse salsinha! E é comum colocarmos em algum canto do armário de canto que fica no canto da cozinha. Atrás de potes de farinhas.

E como usamos eles com frequência, precisamos de algo muito prático, de fácil identificação e que ocupe espaços inteligentes.

Com a minha obsessão e muita paciência, consegui achar soluções incríveis. Vou compartilhar com vocês X dicas para organizar os condimentos na despensa!

Mas antes: conhece estas dicas para tudo na despensa?

Separei algumas dicas infalíveis para organizar qualquer produto na despensa e ganhar tempo e qualidade.

Etiquetar os potes e sacos plásticos

Coloque o nome do produto e a data de validade do conteúdo – a lápis para que você possa mudar sem precisar trocar a etiqueta.

Organize os produtos pelo vencimento

Se você tem vários potes de um mesmo produto, organize com os mais antigos na frente, assim você não vai consumir os mais recentes e perder a validade dos antigos!

Produtos embalados com rótulo para frente

Sabe aquelas latas de molho de tomate, ervilha e milho? De costas, dá pra confundir. Então sempre deixe o rótulo para frente e isto vai facilitar a sua vida!

Muita atenção com umidade, calor e traças!

São grandes inimigos dos produtos e devemos ter atenção e procurar soluções para amenizar a temperatura da despensa, eliminar a umidade e combater as traças.

Guardar condimentos 01: guardar em gavetas

Se você tem armários com gavetas, aproveite o espaço deles para colocar os potes deitados. É uma solução que ganha muito espaço. É útil forrar o fundo com um material antiderrapante para que os potes não fiquem muito soltos.

Guardar condimentos 02: potes presos sob prateleiras e móveis

É uma solução muito criativa e fácil de fazer, os potes. Se os potes forem plásticos, é só colar imãs na prateleira e assim eles ficarão presos e sairão facilmente. Por outro lado, se forem potes de vidro, o imã não deve suportar o peso. A solução então é prender as tampas com aparafusamento na prateleira (ou fundo de armário). Desta forma, é só girar o pote para soltar e usar!

Guardar condimentos 03: usar nichos de vinhos

Aquelas colmeias usadas para guardar vinhos podem ser muito úteis para potes maiores. Uma solução simples e com um visual bonito na sua despensa.

Dica final e valiosa…

Para produtos maiores – farinhas, feijões – que compramos com prazos de validade diferentes, uma solução ideal é separar com sacos plásticos transparentes, colocando uma etiqueta com cada prazo.

Assim você não mistura – correndo o risco de contaminar o mais novo com o mais antigo – e fica mais fácil ver o que deve ser usado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *